O Projeto



O século XXI nos impõe novas linguagens: a da informática, da imagem, da mobilidade virtual, das redes de relacionamento. Cada vez mais a internet torna-se parte do nosso dia. Não há como negarmos a influência dessas novas tecnologias nas relações sociais que estabelecemos cotidianamente. Os jornais, artigos acadêmicos, e as pessoas nas ruas comentam sobre o papel das redes sociais na sociedade contemporânea. As empresas hoje que procuram alcançar maior espaço entre seus clientes também navegam por essas ondas cibernéticas. No entanto, esses instrumentos e essas linguagens são próprios dos nossos jovens. São eles que vêm construindo esse mundo virtual, na maioria das vezes, totalmente desconhecido de outras gerações. Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, tem apenas 26 anos.
Por isso, a escola como instituição que participa na formação desses jovens também precisa se conectar. Ou seja, preparar-se para entrar nesse mundo, aproximar-se dos jovens e falar a “língua deles”. A ideia é ressignificar o uso de instrumentos multimídia virtual estabelecendo, junto com os alunos, um papel de impulsionador das pesquisas necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento das estratégias de aprendizagem.
Assim, a proposta é a construção do blog da sala, que será direcionado à publicação e ao registro do conteúdo das diversas disciplinas ao longo do ano. Os alunos construirão, de forma autônoma, esse espaço virtual com a orientação das professoras Alê Lopes e Gisele e a participação dos demais professores da série. Os alunos serão divididos em grupos, de aproximadamente 8 pessoas, sendo que cada grupo ficará responsável por alimentar o blog durante uma semana. Visa também estimular os alunos na organização de um espaço coletivo virtual, participando no processo de afirmação de uma identidade.
O Projeto Lumière reafirma o compromisso do Colégio Universitas, e de seus professores, com a qualidade na construção do conhecimento e a inovação tão necessária para a formação dos jovens do século XXI.