Redações


    Nos dias de hoje a internet é um dos  instrumentos mais usados para se obter conhecimento.A maneira pela qual temos facilidade e rapidez de achar o que está sendo procurado, nos traz o poder de ter informações variadas que estão sendo atualizadas constantemente.Por outro lado com tantos registros sendo feitos no mundo digital, é possível encontrar conteúdo incorreto em diversos lugares.

Alana Rivera

    Nos dias de hoje, o mundo digital é essencial para as pessoas que o vivem. A internet é um exemplo desse mundo, pois têm os meios de comunicação que facilitam as relações das pessoas, o cotidiano de trabalho e a vida de muitas delas. Outro ponto favorável da internet é o fácil acesso às vastas informações sendo úteis quando bem procuradas.

Aline Sanchas



Hoje em dia, a internet faz parte da vida do ser humano desde sua infância, contendo todo tipo de informações, tanto verdadeiras quanto falsas, como pontos de vista e relatos científicos oficiais. A internet é um direito de todos, assim como o conhecimento e por este motivo talvez requeira um pouco mais de atenção ao seu conteúdo, sua veracidade e sua adequação às necessidades do internauta.
A busca por informação no mundo digitalizado é tão mais simples e rápida que sua escolha como fonte de pesquisa não pode ser questionada, porem, o grande problema encontrado por tamanha liberdade de expressão e ânsia por disseminar o conhecimento, originou um excesso de fontes e conteúdo nem sempre dando a devida importância se a informação é correta ou não. Conclui-se portanto que ao realizar uma pesquisa na internet deva-se consultar mais de uma fonte, de preferência conhecida e confiável, e comparar as informações para conseguir resultados verdadeiramente corretos.

Amanda Gemelli


    A inclusão da internet na vida das pessoas foi um grande marco histórico. A rotina de toda a sociedade começou a mudar. Os costumes e tradições mudam. Mas, o excesso de informações e falsas publicações, fazem com que o internauta acredite em qualquer fonte, confiável ou não.
    A facilidade que existe de se conectar aos mais diferentes aplicativos e sites é muito grande. Nos dias de hoje, em qualquer lugar, é possível navegar pela internet a partir do notebook e até mesmo pelo celular.
    Quando a sociedade já está completamente conectada, não há mais fronteiras geográficas que não possam ser quebradas pela internet, principalmente através das redes sociais. A quantidade de usuários que fazem parte desses sites de relacionamento é muito grande, tornando possível a existência de relacionamentos virtuais entre as pessoas de diferentes partes do mundo.

Bianca Passos

    A humanidade em momentos de crise acaba criando ferramentas para resolver seus problemas o mais rápido possível. A internet náo foi diferente, após o ataque japonês nos Estados Unidos durante a 2º Guerra Mundial, foi necessário um mecanismo de comunicação rápida, o que gerou futuramente a internet. Hoje em dia, a internet é o principal meio de comunicação e informação que existe no mundo, e com ela foi possível criar um mundo virtual em que jovens acabam tendo uma segunda vida.

Caio Corrêa

    Atualmente, a internet tornou-se o principal meio de comunicação utilizado pela população para acessar as mais variadas informações. No entanto, não se pode negar que esse meio, embora muito útil, pode causar grandes equívocos devido ao seu uso inadequado.
    Seja pela rapidez ou praticidade, o fato é que a internet é fonte de conhecimento preferido pelas pessoas de todos os níveis sociais. Porém, grande parte dos indivíduos não sabe usufruir desse meio, acessando muitas vezes sites suspeitos e sem credibilidade alguma.
    Além disso, as redes sociais tornaram-se um grande risco, pois leva o usuário a adquirir cada vez mais hábitos errados, principalmente no que diz respeito a linguagem. Muitos estudantes não sabem mais a forma culta da língua portuguesa e a hora certa de usá-la porque habituaram-se ao chamado “internetês”.

Camilla Toledo

    A curiosidade é algo que provém do ser humano naturalmente e, portanto, desencadeia a habilidade de questionar em busca de encontrar a verdade. Mesmo em um mundo moderno, esta prática não é exceção, isto se reflete no parque de diversões do século XXI, a internet. Sua disponibilidade à população há gerado que qualquer tipo de uso possa ser registrado e lido contribuindo com informação. Porém, a quantidade de opiniões é excessiva comparada às informações certeiras. É no meio desta montanha russa de idéias que a verdade se opaca.
    Para formar opiniões sobre um tema é preciso conhecer suas raízes. A internet tem sido fonte para seus curiosos internautas, sendo que até mesmo as escolas não exigem pesquisas feitas somente por livros, se não também, pela rede mundial. A visão diversificada que a internet proporciona não é delimitado, já que todos os cantos do mundo a constituem constantemente.
    Por outro lado, todos os conectados não podem deixar de manter olhos críticos perante as informações com as quais encontram. Afinal é só mais um meio de comunicação que pode apresentar defeitos como: autores tendenciosos e mal informados, falta de veracidade nos fatos, ou até plágio, um crime que se tornou banalizado para os internautas; Uma vez conectados, nem sempre encontram informações precisas, sendo assim, as origens necessitam ser analisadas e julgadas úteis pelo usuário.
    É interessante ressaltar que as gerações jovens já são familiarizadas com a internet, sabem usufruir desta, e dela absorver informações sobre o mundo e assim, integrar-se como cidadãos. O que mais pediriam as gerações passadas do que uma biblioteca instantânea? Não obstante, muitos internautas se equivocam ao basear-se na idéia de que a rapidez com que a rede está vinculada é sinônimo de qualidade. Desta forma, o critério e o bom senso são pilares essenciais na trajetória humana pelo mundo digital, um mundo que, bem descreveu Saulo Maurício Silva Lobo, “chegou para ficar”.

Carolina Haddad

    A internet já chegou, e chegou pra ficar. A variedade, rapidez e quantidade de informações facilmente encontradas torna impossível o desaparecimento do mundo virtual. O número de usuário dessa maravilha multifuncional só tende a crescer, da mesma maneira que a quantidade de lixo eletrônico também. Torna-se obrigatoriedade e pré-requisito para qualquer um que se aventurar nesse infinito de notícias e outros saber distinguir inverdades de informações válidas.
    Esperar pelo fim do universo cibernético é insignificante. A internet não apresenta nenhum traço que torna possível a visão de um iminente término. Já pôde ser percebido que a televisão. o livro, o jornal e outros não desaparecerão por causa da invenção da rede mundial de computadores, como temiam alguns. Além disso, diariamente, milhares de pessoas do mundo mantêm o hábito de acesso a esse mundo informatizado.
    Contudo, um problema que assombra qualquer um que acessa a internet é a falta de veracidade. Ao fazer uma pesquisa no mundo virtual, muitas vezes os internautas acabam encontrando informações repetidas em várias fontes distintas, causando confusão e grande problemática caso seja necessária a identificação do verdadeiro autor. Outro problema é a grande liberdade cibernética. Em frente a um computador, qualquer um pode dizer qualquer coisa e nada o impede de afirmar que as palavras por ele digitadas são corretas, cabendo ao leitor saber detectar a falsidade de algumas informações.
    Em suma, o uso da internet é mundial e não apresenta futuro término, mas é de extrema importância que cada internauta tenha capacidade de escolher apenas o válido e distingui-lo das várias informações errôneas que rondam mundo virtual.

Caroline Aquen

    A internet oferece uma diversidade de possibilidades. Dentre estas possibilidades está a facilidade de acesso a inúmeros dados publicados. O excesso de informações contidas na internet ressalta a ideia de que antes de ler qualquer coisa, é necessário saber se a origem é confiável.

Daniela Atães

    Hoje em dia, a internet funciona como um grande veículo de comunicação, uma fonte aparentemente ilimitada de informações em tempo real, uma importante e revolucionária ferramenta de integração social.
    Entretanto, a web também deveria ser considerada uma significante agente causadora da alienação, principalmente no meio infanto-juvenil.
    Percebe-se que a digitalização das informações, de certa forma, contribui para a democratização do acesso ao conhecimento, mesmo quando a veracidade dos dados não é comprovada, e sua única utilidade é de camuflar sites e artigos confiáveis.
    Mesmo tendo pontos positivos, o mundo digital acaba possuindo um papel negativo na vida da juventude contemporânea, de modo que os jovens se prendem às redes sociais, e às relações superficiais que a internet proporciona; a alienação proveniente dessas mesmas relações não influencia somente no contexto afetivo, mas também na vida escolar de muitos adolescentes, os quais muitas vezes se prendem à falsas informações, completamente vazias de conteúdo, fazendo com que haja uma grande perda de tempo e a falta de interesse devido às distrações presentes no meio digital.
    Portanto, o acesso à internet, pode ser muito útil pela vasta quantidade de informações e conhecimento, contudo, o uso desta ferramenta deve ser controlado e utilizado de maneira inteligente, de forma que o mundo digital ajude a vida social, intelectual e escolar ou profissional das pessoas; a alienação do indivíduo é uma forma crescente de ignorância, onde as pessoas se estagnam em seus pequenos mundos digitais e não percebem que os problemas mundiais precisam de soluções, e não de mais “seguidores” nas redes sociais.

Edison França

    O mundo digital trouxe consigo novas fronteiras a serem desvendadas e alcançadas. Ao longo do tempo, os brasileiros foram conhecendo este novo horizonte que proporciona ao usuário um contato maior com línguas estrangeiras, maiores facilidades de contato e mais lazer sem precisar sair de casa.
    As novas tecnologias trouxeram muitos benefícios a quem usa seus artifícios. Um empresário antigamente se necessitasse de uma reunião com um distribuidor localizado do outro lado do estado, deveria tomar um avião e ir ao encontro do negociante, porém a atualidade não é isso, hoje se pode sentar em uma sala de vídeo-conferência e realizar o encontro apenas com uma televisão e uma câmera, de tal forma que se parece estar frente a frente com o outro componente. Para poder agendar um encontro, era necessário inúmeras ligações para que fosse possível agendar um encontro, já no mundo tecnológico a coisa fica bem mais simples, bastam alguns e-mails e em torno de cinco minutos o problema é resolvido. A modernidade trouxe ao usuário infinitas facilidades em todos os aspectos.

Fernando Boturão

   Quando, na Guerra Fria a internet foi criada, esta tinha como principal objetivo manter a comunicação com as forças armadas norte-americanas em caso de ataques inimigos que viessem a destruir os meios de comunicação convencionais. Foi somente no ano de 1990 que a população geral teve acesso à inclusão digital, mas a febre tecnológica só atingiu seu ápice em 2006, quando os computadores de tronaram mais baratos e acessíveis à população.
    O acesso à internet oferece uma infinidade de opções, que vão desde a simplicidade de uma pesquisa, até videoconferências que nos conectam a pessoas do outro lado do planeta. Hoje, com mais de 37 milhões de usuários da rede só no Brasil, podemos afirmar que o aprendizado se tornou mais rápido e prático, resumindo informações que antes eram de difícil acesso a apenas um clique.

Gabriela Bonomi

    O surgimento da internet foi uma ferramenta essencial para o sucesso da globalização. E é até os dias de hoje. Uma vez que, qualquer tipo de registros lançadas na rede mundial sendo eles de fontes verdadeiras ou não, todos que estiverem conectados podem ter o conhecimento.

Gabiella Arbex

    Nos dias de hoje a internet é a rotina da maioria das pessoas e a cada dia que passa ela se torna mais indispensável no nosso cotidiano. Seja para pesquisas escolares, para integração social ou até mesmo para fazer compras e pagamentos utilizamos esse meio para facilitar nosso dia a dia. Só não podemos esquecer que nem todas as informações que estão presentes lá são de confiança. Por isso é importante procurar saber a fonte dessas informações.

Giulia Pierry

   Nos dias atuais, com a inclusão da internet na vida de todos, o acesso às informações foi facilitado. Antigamente, pesquisas eram feitas em livros e notícias eram ouvidas/lidas em rádios/jornais, consideradas fontes seguras, diferentemente da web, onde qualquer pessoa pode se expressar e postar o que desejar, ampliando os resultados das buscas, que nem sempre são garantidos. É necessário, para não ser "enganado", saber a diferença entre fato e ficção.

Isabela Borgato

    Acredita-se que a divulgação de informações através da internet passou a se intensificar a partir da metade do século XXI, época na qual boa parte da população não se preocupava com a credibilidade das informações e muito menos com a utilidade destas.
    É importante analisar diversos pontos de vista quando se pesquisa algo, pois a partir destes pode-se ter uma idéia balanceada na hora de abordar os fatos e explorar os conhecimentos. Além disso, não se sabe se quem escreve sobre determinado assunto é um especialista comprovado, se sabe realmente do que está falando.

Leonardo Garcia

   Como dizem as más línguas, vivemos na Era Digital. O conglomerado de redes interligadas, mais conhecida como internet, permite qualquer tipo de transferência de dados, correio eletrônico, comunicação imediata, compartilhamento de arquivos e além de tudo carrega uma ampla variedade de serviços.

Livia Lavorato

     A overdose de informações que existe hoje em dia é muito maior do que há poucos anos atrás, isso graças à internet, que é o principal agente responsável desse processo de democratização da informação. É importante questionar até onde essa overdose é importante e benéfica. Muitas vezes sites de confiança acabam transmitindo meias verdades.

Mayra Zannin

    Não se pode negar os benefícios da internet. A variedade de informações e a rapidez com que elas são divulgadas no mundo virtual facilita a vida de muitas pessoas. Basta escrever o que se procura e dezenas de opções de textos, imagens e vídeos sobre o assunto aparecem à disposição do internauta.
    Essa variedade existe pois qualquer pessoa pode escrever sobre qualquer assunto, o que pode se tornar uma armadilha às vezes em vista que parte das informações presentes na rede podem ser falsas. Portanto cabe ao internauta procurar fontes confiáveis e sempre verificar se o autor dos textos conhece o assunto sobre que está falando.

Thaís Trida

    Junto com a globalização, muitos jovens brasileiros obtiveram o acesso à internet. Mas será que eles sabem como usufruir desse meio de comunicação?
    A rede virtual disponibiliza milhões de informações e a cada dia mais algumas milhares são adicionadas. Porém nem todas são necessárias ou corretas. A internet também é muito utilizada para pesquisas, principalmente escolares.  O famoso “copia e cola” é algo comum entre os alunos, que nem ao menos lêem ou procuram confirmar em sites confiáveis os resultados obtidos, já que nem todos os dados divulgados  são verdadeiros.
    Além de disseminar informações, o mundo digital proporciona a comunicação com pessoas de outros países através de programas próprios, como o Skype e  o MSN, ou redes sociais, como o Orkut e Facebook. Esse mundo dinâmico precisava de uma linguagem que proporcionasse rapidez. Assim criaram o “internetês”, motivo de preocupação de muitas escolas e professores.

Thatyane Kuratani

    Hoje em dia é muito comum a maioria da população usar artefatos tecnológicos. Desde crianças a senhores de idade, todos usam tecnologia, de um computador a um celular, um televisor e até mesmo em um carro.

Victor Parames

    Antigamente havia um certo problema para se comunicar de forma rápida e eficiente, internet ainda era muito lenta, mas com o passar dos anos ela foi melhorando, graças a novas tecnologias.
Atualmente ela é o maior e melhor meio de comunicação do mundo, pois proporciona uma velocidade incrível de informações que vem e vão. Como uma grande cidade, ela possui de tudo, desde entretenimento até crimes cibernéticos.
    Alguns sites proporcionam notícias chocantes como, por exemplo: a revolução no Egito que foi organizada pelo facebook que é um site de relacionamento.
    O mundo gira em torno dela, porem, não se pode acreditar em tudo que vemos, pois a informação é livre o que pode ocasionar distorções verídicas dos fatos.
Sua facilidade de acesso possibilita substituir alguns veículos de comunicação, possibilitando a visualização com quem falamos.
   Tentamos nos adaptar as inúmeras inovações tecnológicas diariamente, porque como o mundo anda acelerado, o que é considerado, hoje em dia, o ultimo conceito de modernidade, em pouco tempo acaba se tonando obsoleto.

Yohann Castilho