domingo, 18 de setembro de 2011

O Terror No País Da Paz

Como vimos no bimestre passado e neste bimestre , o imperialismo europeu, justificado através do darwinismo social , e o imperialismo dos EUA, justificado pela teoria da predestinação , gerou conceitos como o etnocentrismo, evolucionismo e preconceito. O etnocentrismo que é a tendência de um grupo social ou étnico dominante de se afirmar superior fez com que a cultura seja vista como escala de evolução e isso se reflete até nos dias de hoje, o que é visto claramente quando as pessoas consideram as outras mais cultas e superiores.
Além disso, o evolucionismo usado com fins poéticos e de dominação gerou um pensamento extremamente preconceituoso e nega qualquer tipo de diversidade. Pode-se dizer então, que o preconceito existe atualmente e as idéias de serem superiores de alguns povos tem raízes históricas, geradas em processos como o imperialismo, a primeira guerra mundial, a segunda guerra mundial, entre outros.
Uma situação atual que ocorreu de engloba todos esses conceitos citados acima foi o atentado que aconteceu na Noruega em julho deste ano. Antes de ter conhecimento sobre o legítimo assassino desse atentado, o próprio governo suspeitou que organizações terroristas internacionais como islâmicas e muçulmanas, tivessem envolvidas no caso. Destaca-se portanto o preconceito racial e étnico por parte das autoridades norueguesas.
Contudo, para a surpresa de todos, o verdadeiro assassino era o jovem norueguês Anders Behring Breivik branco, loiro, de olhos azuis, de 32 anos que jamais levantaria suspeita na alfândega americana diferentemente daqueles que não tem a pele tão clara ou olhos azuis. Ele alegou como motivos para tal atitude o fato de ter feito parte do partido progressista (xenófobo), era contra os integrantes do partido trabalhados, além de ser contra o multiculturismo e ter escrito um manisfesto de cunho xenófobo e neonazista.
Por fim, concluímos que apesar de ter se passado quase dois séculos, esses conceitos praticados no século XIX ainda são muito presentes e influentes nos dias atuais, mesmo a ciência provando a igualdade entra as raças esse conceito permanece no modo de vida da sociedade por ter raízes nos processos históricos anteriores.

Trabalho Bimestral de Sociologia- grupo 2
Integrantes:
Alana Rivera
Aline Sanchas
Gabriella Rodas
Giulia Pierry
Thais Trida
Luciana Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário