quinta-feira, 17 de março de 2011

Hoje em dia é dado espaço para as crianças serem boas?

   Vários fatos, recentes ou antigos, levam a duvidar da capacidade do homem de ser bom ou ruim. A conduta extremamente maléfica de uns, causa confusão e dúvida no quesito "bondade humana". Para esclarecer esse ponto, é necessário regredir até a infância, idade onde os aspectos psicológicos que depois formarão a personalidade são desenvolvidos.
   Quantas crianças não são diariamente pré julgadas de "más" ? Muitas. Parece besteira, mas isso afeta -e muito- o futuro adulto que ela será. Imagine essa situação: Uma classe cheia de uma escola. Vários alunos, dos mais diversos tipos. Alguns, praticamente "venerados" por uns e outros, pré-julgados de maus por causa de uma travessura ou alguma opinião. São crianças, não têm ainda o "escudo contra opinião alheia" que os adultos desenvolvem. Essa criança se torna então, o que as outras crianças deduziram que ela é. Ela acaba se tornando o que os outros querem. O psicológico desse pequeno fica confuso, então ele acaba se vendo como os outros o veêm : a criança-problema. Quem nunca viu isso? Se acontecer alguma coisa ruim, essa criança é sempre a primeira suspeita e muitas vezes, ela acaba levando a culpa no lugar de outro.
   Por outro lado, não podemos dizer que não existe maldade e que são todos completamente inocentes e bondosos. A pergunta é se hoje ajuda-se a criança a se ver apenas como má ou se damos espaço e oportunidade para que ela pratique e demonstre a bondade que tem. Todos têm bondade e maldade, o que varia em cada um é qual delas pratica-se mais.

Clique aqui para ver a reportagem : Opinião: Damos chance para que crianças exercitem a bondade?  

Clique aqui para ver aplicações da psicologia no mau comportamento infantil 

Clique aqui para conhecer a psicologia da infância de Wallon
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