terça-feira, 7 de junho de 2011

Vídeo: História das Coisas - Annie Leonard


Qual a origem dos produtos que compramos e para onde vão quando os descartamos?

Annie Leonard, crítica o mercado de consumo, onde é o principal causador da exploração de recursos naturais como também extinção de florestas e animais! O sistema é linear, vai da extração á produção e posteriormente da distribuição e disposição (economia dos materiais), entretanto, essas etapas entram em crise porque vivemos em um planeta finito indefinidamente onde o sistema interage com o mundo real (sociedade, culturas, economias e meio ambiente). Na verdade, deveria haver um limite, pois as pessoas estão usando e abusando de recursos naturais, e cada vez mais descartando mercadorias e produtos relativamente novos, apenas pelo simples desejo de adquirir algo mais moderno influenciados pela mídia (propagandas) que induzem o consumismo em larga escala, sem necessidade.

Em relação á produção, a energia é usada para misturar reagentes químicos com naturais e transformar em produtos, como travesseiros, roupas, eletrônicos, etc. gerando conseqüências para a saúde, pois estamos em contato direto com esses objetos ‘contaminados’ (embora não haja precisão na quantidade de toxinas, sabe-se que há circulação destes no interior das indústrias). A produção em massa causa erosão e poluição no meio ambiente, mas garante a oferta constante de emprego para pessoas de baixa renda. As indústrias mantêm os preços baixos para a população continuar comprando seus produtos, sendo assim, garantem a movimentação do inventário (explorando trabalhadores e pagando pouco para seus funcionários) = Ciclo

A chamada Seta Dourada, é o coração do sistema capitalista, onde nós mesmos o mantemos através das compras. No EUA, 99% dos produtos são descartados em seis meses, como podemos administrar um planeta com tanto material jogado fora? A conseqüência de tudo isso, além das citadas no começo deste fichamento, são pessoas infelizes e fúteis, pois gastam mais horas no shopping do que com amigos e família. Todo lixo produzido vai para aterros sanitários ou são incinerados, mais de qualquer jeito degradam a natureza.

Isso tudo é um ciclo do qual parece não ter fim, entretanto, há uma saída lógica: começando pela reciclagem, reduziria o lixo mais não seria apenas o suficiente! Existem pessoas trabalhando em prol das floretas, dos direitos trabalhistas, do comércio solidário, do bloqueio aos aterros, lutando pelo governo para o povo, ou seja, a nação progredirá quando houver conscientização dos fatos, sustentabilidade, equidade e união para reivindicar e transformar esse ciclo em algo novo e melhor, onde não prejudique e nem desperdice absolutamente nada!

Texto de: Livia Lavorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário