Leia a matéria na íntegra ("Galáxias Perdidas") na edição nº 109 - junho/2011 da revista Scientific American Brasil.(Fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/ )
Clique aqui para ver o vídeoTweet


Mitos e verdades:
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar (mito):
Tweet
Napoleão Bonaparte nasceu na Córsega, no ano 1769. Foi enviado para a França para estudar em uma escola militar. Apesar de todas os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês. A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itália e Áustria. No ano de 1798 ele seguiu em embarcação para o Egito, com o propósito de tirar os britânicos do percurso às Índias. Ele foi muito bem quisto por seus soldados e por grande parte do povo francês. Seu poder foi absoluto após ter sido nomeado cônsul. No ano de 1804, Napoleão finalmente tornou-se imperador. Com total poder nas mãos, ele formulou uma nova forma de governo e também novas leis. Visando atingir e derrotar os ingleses, Bonaparte ordenou um Bloqueio Continental que tinha por objetivo proibir o comércio com a Grã-Bretanha. No ano de 1812, o general francês atacou à Rússia, porém, ao contrário de seus outros confrontos, este foi um completo fracasso. Após sair de Moscou, o povo alemão decidiu lutar para reconquistar sua liberdade. Após ser derrotado, Napoleão foi obrigado a buscar exílio na ilha de Elba; contudo, fugiu desta região, em 1815, retornando à França com seu exército e iniciando seu governo de Cem Dias na França. Após ser derrotado novamente pelos ingleses na Batalha de Waterloo é preso e enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, local de seu falecimento em 5 de maio de 1821.
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden. Bin Laden utilizou sua fortuna para financiar a Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos. Em 1973, entrou em contato com grupos radicais islâmicos.Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, a al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão. Instalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita. Em 1996, o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde organizou uma dezena de campos de treinamento e passou a lançar apelos contra os Estados Unidos. A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos. Em 1999, ele foi incluído na lista do Departamento Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000. Em 2001 foi o responsável por um dos maiores atentados terroristas da história, o 11 de setembro desde então, Bin Laden e sua organização tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais estadunidenses e esteve entre os dez foragidos mais procurados pelo FBI, encabeçando a lista. Acreditou-se que Bin Laden e seus companheiros da al-Qaeda estavam escondidos próximos à costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão. Em maio de 2011, dez anos desde os atentados do 11 de setembro, o Presidente Barack Obama anunciou pela televisão que Osama bin Laden havia sido morto durante uma operação militar em Abbottabad.
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercavam a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.


Ocorreram manifestações na Grécia, Taiwan, Indonésia , Filipinas e Hong Kong para manifestar sua revolta ao aumento do custo de vida e a desigualdade social.
PODEMOS COMPARAR ESSES ACONTECIMENTOS com as revoltas que ocorreram na França contra o Absolutismo, quando o povo se junta, em suas diferentes classes sociais para lutar pelo liberalismo, ou até mesmo, quando na Europa, aconteceram revoltas contra as más condições de trabalho, a exploração ,ou até mesmo quando mulheres recebiam salários BEM menores que os homens (acontecimento que ainda ocorre nos dias de hoje). Com isso podemos concluir que as revoltas e movimentos contra o sistema de cada país ainda estão presentes nos dias de hoje e o povo ainda continua lutando pelos seus direitos, usam a liberdade que tem de se expressar, e cada país mostra sua indignação e revolta de seu modo.
Napoleão Bonaparte foi a solução para consolidar a revolução, suas conquistas resultaram na expansão de ideias liberalistas por toda Europa. Tornou-se reconhecido pela burguesia dos demais países, que se encantavam com seus ideiais e suas vitórias. Essas burguesias depois de algum tempo começou a sentir que Napoleão subordinava outros países a favor dos interesses da burguesia Francesa, como resposta a isso eles se uniram a nobreza e aos reis absolutistas para derrotar Napoleão, foi quando cometeram seu maior erro pois derrotaram toda burguesia. Depois que Napoleão foi derrubado do poder em 1815 , o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em praticamente toda a Europa. Em resposta ao absolutismo surgiram diversas revoltas em 1820 e 1830. Podemos concluir então, que o liberalismo próprio dito nasceu em 1815 quando o povo passou a colocar seus ideais em prática.Para os que seguiam o liberalismo , o indivíduo não devia se sujeitar às autoridades intelectuais ou as regras que a Igreja tentava impor.O Liberalismo servia em sua grande parte para o interesse dos burgueses. Quando o Antogp regime caiu do poder , o poder da velha nobreza caiu nas mãos da burguesia.
* Na Itália...
No ano de 1848 a Itália estava dividida em 3 estados com diferentes governantes, todos absolutistas. A maior parte da Itália queria reforma liberal e que a Itália se unificasse, mas para que isso fosse possível, era preciso que os austríacos fossem expulsos pois controlavam a Itália desde o Congresso de Viena. Começou então a ocorrer revoltas como na Toscana e nos estados papais. Na Lombardia começou uma revolta de séria oposição aos austríacos contra o rei de Piemonte, Carlos Alberto, que acabou declarando guerra. O exército da Áustria foçou o rei de Piemonte a escolher ficar ao lado do filho, sufocando as revoltas por meio da violência. Sendo assim, a tentatica de uma revolução liberal na Itália fracassou.
O Império Austríaco dos Habsburgo era formado por diferentes povos. Os Alemães não estavam contentes com isso, entãp os burgues, os operários e os estudades se uniram para conseguir convocar uma assembléia constituinte.
Os alemães se mostravam descontentes. Burgueses, estudantes e
trabalhadores se uniram para forçar a queda de Metternich e a convocação de
uma assembléia constituinte. A capital do Imperio, Viena, foi atacada e tomada por um poder absoluto onde foi implantado umr egime com perseguições políticas.
A capital do Império, Viena, foi bombardeada e tomada por um governo
absoluto, que implantou um regime de perseguições políticas.
* Surge o Socialismo