sexta-feira, 6 de maio de 2011

Longo século XIX e a exploração operária

As explorações operárias ocorridas a partir da época da Revolução Industrial foi um dos motivos que levaram o povo proletário ir em busca de seus direitos como cidadãos. Estes, incluido crianças, trabalhavam em média 18 horas por dia em condições sub-humanas e ganhavam apenas o suficiente para suprir suas necessidades físicas. É possivél afirmar que houve uma animalização do homem onde só se pensava nas necessidades físicas, deixando de lado as necessidades intelectuais e de lazer.

O vídeo a baixo mostra um o que acontece HOJE em grandes empresas como a Nike:



Trecho de uma entrevista feita com Phil Knight, presidente da Nike:

Michael Moore: Da ultima vez que eu falei com você eu lhe pedi duas coisas, primeira que você construa uma fábrica aqui nos EUA com condições dignas, e segundo lugar para aumentar a idade das crianças que estão trabalhando nas fábricas da Nike na Ásia, defensores do direitos Humanos comprovaram que existe crianças de menos de 12 anos trabalhando em condições horríveis em período integral. quando eu te disse isso da ultima vez você me disse que as crianças não tinham 12 anos e sim 14, dai eu perguntei se você não sentia nenhum remorso pelas crianças semi-escravas lá, e você me disse que " NUNCA TINHA PENSADO NISSO. Nunca pensou? E agora parou para pensar nas pobres crianças?

Phil Knight: Sim eu pensei a respeito, sim.

Michael Moore:E o que você vai fazer a respeito?

Phil Knight:E estúpida a idéia de aumentar a faixa etária das fabricas da indonésia de 14 para 18. Eu acho estúpido alguém sentado aqui em Nova York dizer o que é justo ou não para crianças da Indonésia ou no Vietnã. Sabe porque? Porque é responsabilidade das Nações Unidas, eles determinam que naqueles países a idade mínima é de 14 anos, se você quer ser extremista então porque não aumentam a faixa etária para 25 anos? Dai teremos um monte de formados em PHD, precisamos de gente para fazer os sapatos, e eles lá sabem que e necessário trabalhar desde de criança pois só assim conseguem sobreviver. OK, digamos que a pessoa deve ter ao menos 18 anos para trabalhar na fábrica antes disso ele tem que ir a escola normalmente como uma garoto Americano, não é assim simples, é diferente lá!

Michael Moore: Mas um garoto é um garoto (ou garota já que a maioria são meninas nessas fabricas). Um adolescente, de 14 anos ainda esta em desenvolvimento, ele não deveria trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana numa fabrica de sapato.

Phil Knight: Bem...bem... fala isso para as Nações Unidas!


Estariamos realmente vivendo o século XXI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário