sexta-feira, 6 de maio de 2011

Revoltas Populares


No dia 1 de Maio , é comemorado em todo o mundo o dia do trabalho. Em 1866 foi realizada uma manifestação de trabalhadores em Chicago onde foi reivindicada a diminuição da jornada de trabalho e teve a participação de milhares de pessoas.Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. No dia 3 de Maio ocorreu um desentendimento com a polícia que gerou a morte de alguns manifestantes.No dia seguinte ( 4 de maio) ocorreu uma nova manifestação tendo como final uma bomba jogada em cima dos policiais que começaram a tacar fogo na multidão que estava aglomerada causando mortes e muitos feridos. Esses acontecimentos passaram a ser chamados de Revolta de Haymarket.Três anos mais tarde foi decidido pela segunda Internacional Socialista, que se reuniu em Paris a convocar um manifesto anual com a proposta de os trabalhadores lutarem pela redução da sua jornada de trabalho ( para 8 horas diárias). Foi escolhida a data 1º de Maio como homenagem das lutas que ocorreram em Chicago.

O 1º de Maio de 2011
Uma grande massa de pessoas se reuniram no Dia do Trabalho com pedidos de melhores empregos, salários e melhores condições de trabalho.
Em Hamburgo e na Alemanha ocorreram manifestações contra o sistema capitalista.
Na Turquia, cerca de 200 mil trabalhadores se reuniram na Praça Taksim.

Ocorreram manifestações na Grécia, Taiwan, Indonésia , Filipinas e Hong Kong para manifestar sua revolta ao aumento do custo de vida e a desigualdade social.

PODEMOS COMPARAR ESSES ACONTECIMENTOS com as revoltas que ocorreram na França contra o Absolutismo, quando o povo se junta, em suas diferentes classes sociais para lutar pelo liberalismo, ou até mesmo, quando na Europa, aconteceram revoltas contra as más condições de trabalho, a exploração ,ou até mesmo quando mulheres recebiam salários BEM menores que os homens (acontecimento que ainda ocorre nos dias de hoje). Com isso podemos concluir que as revoltas e movimentos contra o sistema de cada país ainda estão presentes nos dias de hoje e o povo ainda continua lutando pelos seus direitos, usam a liberdade que tem de se expressar, e cada país mostra sua indignação e revolta de seu modo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário