quarta-feira, 11 de maio de 2011

eletricidade atmosferica

As descargas eletricas atmosfericas (relâmpagos) despertam grande interesse de estudo pois causam diversos prejuízos materiais como por exemplo incendios em florestas, danos ao sistema de telefonia e telecomunicaçoes, entre outros.

As descargas eletricas atmosfericas foram fundamentais na evoluçao do planeta e no desenvolvimento da vida na terra, pois a partir da energia dissipada, muitos processos quimicos se desenvolveram dando origem a diversos compostos que colaboraram enormemente para o surgimento das rpimeiras formas de vida.

Raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens com a terra. A descarga elétrica é visível a olho nu e possui sentido e ramificações irregulares. Este fenômeno produz um clarão conhecido popularmente como relâmpago, e tambéam uma onda sonora conhecida como trovão.

Na mitologia grega os raios eram uma forma de manifestação de ira dos deuses quando um humano desafiava suas forças e quando se opunham a suas intenções, então se manifestavam através de raios, relâmpagos e trovoadas como se estivessem castigando ou alertando os humanos.

No dia ... ocorreu em sala de aula o primeiro seminário proposto pelo professo Ms. Evaldo sobre o tema "eletricidade atmosférica". o texto utilizado é de autoria de Jairo Augusto Nogueira Pinheiro e foi previamente indicado pelo professor.

Temos mais dois encontros prgramados onde continuaremos a nos aprofundar sobre o tema.

Para ilustrar o que foi discutido no encontro de hoje, postamos abaixo um vídeo que completa a discussão realizada em sala de aula



Mitos e verdades:


Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar (mito):


Nenhum comentário:

Postar um comentário