sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Europa no Séc XIX

Com o famoso golpe do 18 Brumário chegava ao poder na França Napoleão Bonaparte o que resultou em um desdobramento da Revolução Francesa, a mais importante revolução burguesa (inciava-se então a era das revoluções, com ideiais liberais).

Napoleão Bonaparte foi a solução para consolidar a revolução, suas conquistas resultaram na expansão de ideias liberalistas por toda Europa. Tornou-se reconhecido pela burguesia dos demais países, que se encantavam com seus ideiais e suas vitórias. Essas burguesias depois de algum tempo começou a sentir que Napoleão subordinava outros países a favor dos interesses da burguesia Francesa, como resposta a isso eles se uniram a nobreza e aos reis absolutistas para derrotar Napoleão, foi quando cometeram seu maior erro pois derrotaram toda burguesia. Depois que Napoleão foi derrubado do poder em 1815 , o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em praticamente toda a Europa. Em resposta ao absolutismo surgiram diversas revoltas em 1820 e 1830. Podemos concluir então, que o liberalismo próprio dito nasceu em 1815 quando o povo passou a colocar seus ideais em prática.Para os que seguiam o liberalismo , o indivíduo não devia se sujeitar às autoridades intelectuais ou as regras que a Igreja tentava impor.O Liberalismo servia em sua grande parte para o interesse dos burgueses. Quando o Antogp regime caiu do poder , o poder da velha nobreza caiu nas mãos da burguesia.

* Na Itália...

No ano de 1848 a Itália estava dividida em 3 estados com diferentes governantes, todos absolutistas. A maior parte da Itália queria reforma liberal e que a Itália se unificasse, mas para que isso fosse possível, era preciso que os austríacos fossem expulsos pois controlavam a Itália desde o Congresso de Viena. Começou então a ocorrer revoltas como na Toscana e nos estados papais. Na Lombardia começou uma revolta de séria oposição aos austríacos contra o rei de Piemonte, Carlos Alberto, que acabou declarando guerra. O exército da Áustria foçou o rei de Piemonte a escolher ficar ao lado do filho, sufocando as revoltas por meio da violência. Sendo assim, a tentatica de uma revolução liberal na Itália fracassou.

O Império Austríaco dos Habsburgo era formado por diferentes povos. Os Alemães não estavam contentes com isso, entãp os burgues, os operários e os estudades se uniram para conseguir convocar uma assembléia constituinte.

Os alemães se mostravam descontentes. Burgueses, estudantes e

trabalhadores se uniram para forçar a queda de Metternich e a convocação de

uma assembléia constituinte. A capital do Imperio, Viena, foi atacada e tomada por um poder absoluto onde foi implantado umr egime com perseguições políticas.

A capital do Império, Viena, foi bombardeada e tomada por um governo

absoluto, que implantou um regime de perseguições políticas.

* Surge o Socialismo




Nenhum comentário:

Postar um comentário